3 dicas para evitar o esgotamento trabalhando de casa

Milhões ao redor do mundo fizeram uma transição repentina para o trabalho remoto em meio à pandemia de Covid-19, então veja 3 dicas para evitar o esgotamento trabalhando de casa.

Não é de surpreender que alguns empregadores estejam preocupados em manter a produtividade dos funcionários.

Mas o que eles realmente deveriam se preocupar nessa situação sem precedentes é um risco a longo prazo: esgotamento dos funcionários.

jeshoots com 2vD8lIhdnw unsplash - 3 dicas para evitar o esgotamento trabalhando de casa
3 dicas para evitar o esgotamento trabalhando de casa

O risco é substancial.

As linhas entre trabalhar e não trabalhar estão se esvaindo de maneiras novas e incomuns.

Muitos funcionários que trabalham remotamente pela primeira vez provavelmente lutam para preservar fronteiras saudáveis entre suas vidas profissional e pessoal.

Para sinalizar sua lealdade, devoção e produtividade, eles podem sentir que precisam trabalhar o tempo todo.

As tardes se misturam com as noites; os dias da semana se misturam aos fins de semana; e pouco senso de folga permanecerá.

Leia também: As 100 maiores empresas para trabalhos remotos em 2020

É possível que alguns funcionários sejam solicitados a continuar trabalhando remotamente por vários meses.

Muitas pesquisas sugerem que traçar linhas entre nossas vidas profissional e pessoal é crucial, especialmente para nossa saúde mental.

Mas é difícil, mesmo nas melhores circunstâncias.

Em grande medida, é porque a economia do conhecimento transformou radicalmente o que significa ser um “trabalhador ideal”.

Uma recente pesquisa da Harvard Business mostrou que os trabalhadores geralmente involuntariamente, dificultam a manutenção de seus supervisores, colegas e funcionários.

Uma maneira de fazer isso é enviando e-mails comerciais fora do horário comercial.

Em cinco estudos, que envolveram mais de 2.000 adultos que trabalham, descobriram que quem envia e-mails fora do horário de trabalho espera que quem os recebe é obrigado a responder imediatamente, mesmo quando esses e-mails não são urgentes.

hernan sanchez kEFrAFKY6Sk unsplash - 3 dicas para evitar o esgotamento trabalhando de casa
3 dicas para evitar o esgotamento trabalhando de casa

O Covid-19 pode amplificar essas pressões

Mesmo para os funcionários que têm uma preferência natural de separar suas vidas profissional e pessoal, as circunstâncias atuais podem não permitir isso.

Muitas escolas estão fechadas e a creche pode não ser mais uma opção, sobrecarregando os pais que trabalham ou trabalhadores de baixa renda.

Mesmo as empresas que já incentivam os funcionários a trabalhar em casa provavelmente terão problemas para apoiar os funcionários que enfrentam os muitos desafios de trabalhar em casa na presença de suas famílias.

Leia: Como trabalhar eficazmente em casa

Então, como os funcionários podem continuar a conciliar suas vidas profissionais e pessoais, dada a situação extraordinária em que muitos de nós hoje se encontram?

Como podemos “deixar nosso trabalho à porta” se não estamos mais saindo pela porta?

O que empregadores, gerentes e colegas de trabalho podem fazer para ajudar um ao outro a lidar?

Com base em nessa pesquisa e na literatura acadêmica mais ampla, aqui estão algumas recomendações:

1 – Manter limites físicos e sociais

Vestir as roupas de trabalho, ir de casa para o trabalho – esses são indicadores físicos e sociais de que algo mudou. Você fez a transição de “sua casa” para “home office”.

Tente manter esses limites ao trabalhar remotamente.

No curto prazo, pode ser uma mudança bem-vinda não ter que pegar um trem cedo para trabalhar ou poder passar o dia todo de pijama.

Mas essas duas coisas são atividades de travessia de fronteiras que podem fazer bem a você.

Portanto, não os abandone completamente. Vista suas roupas de trabalho todas as manhãs – sexta-feira casual é legal, é claro, mas prepare-se mesmo assim.

E considere substituir o trajeto da manhã com uma caminhada até um parque próximo, ou mesmo ao redor do apartamento, antes de se sentar para trabalhar.

Alguns trabalhadores já criaram maneiras criativas e alegres de manter suas rotinas habituais de trabalho.

2 – Mantenha os limites temporais o máximo possível

Manter limites temporais é fundamental para o bem-estar e o envolvimento no trabalho.

Isso é particularmente verdadeiro quando tantos funcionários – e / ou seus colegas – estão enfrentando o desafio de integrar as responsabilidades de cuidar de crianças ou cuidar de idosos durante o horário regular de trabalho.

É um desafio mesmo para funcionários sem filhos ou outras responsabilidades familiares, graças aos dispositivos móveis que mantêm nosso trabalho conosco o tempo todo.

Seguir uma programação das 9 às 5 pode não ser realista.

Os funcionários precisam encontrar o horário de trabalho que funcione melhor para eles.

Eles também precisam estar conscientes e solidários para que outros possam trabalhar em momentos diferentes quando necessário.

Para alguns, pode ser uma soneca de criança, para outros, quando o parceiro está preparando o jantar.

Os funcionários com ou sem filhos podem criar orçamentos intencionais para o horário de trabalho, adicionando uma resposta “fora do escritório” durante determinadas horas do dia para se concentrar no trabalho.

Uma resposta menos extrema pode ser apenas deixar que os outros saibam que você pode responder mais lentamente do que o norma.

Leia também: Coronavírus: Como trabalhar em casa, da maneira certa

Diminuindo as expectativas de resposta para os outros e para você mesmo.

A criação de limites temporais claros geralmente depende da capacidade de coordenar o tempo dos outros com os outros.

Isso exige que os líderes ajudem os funcionários a estruturar, coordenar e gerenciar o ritmo do trabalho.

Isso pode significar realizar reuniões virtuais de check-in virtual com funcionários ou fornecer ferramentas para criar café ou espaços de trabalho virtuais.

Com essa interrupção, manter um senso de normalidade é fundamental.

3 – Concentre-se nas tarefas mais importantes

Os trabalhadores devem dedicar sua energia a questões de prioridade máxima.

Enquanto trabalham em casa, os funcionários geralmente se sentem compelidos a projetar a aparência de produtividade, mas isso pode levá-los a trabalhar em tarefas que são mais imediatas, em vez de mais importantes.

Uma tendência que a pesquisa sugere é contraproducente a longo prazo, mesmo que beneficie produtividade a curto prazo.

Os funcionários, principalmente aqueles que enfrentam maiores cargas de trabalho ao manipularem tarefas familiares e de trabalho, devem prestar atenção na priorização de trabalhos importantes.

lacie slezak yHG6llFLjS0 unsplash - 3 dicas para evitar o esgotamento trabalhando de casa
3 dicas para evitar o esgotamento trabalhando de casa

Trabalhar o tempo todo, mesmo nas tarefas mais importantes, não é a resposta.

De acordo com algumas estimativas, o profissional de conhecimento médio só é produtivo em média três horas por dia, e essas horas devem estar livres de interrupções ou multitarefa.

Mesmo antes do Covid-19, os funcionários tinham dificuldade em realizar três horas contínuas para se concentrar em suas principais tarefas de trabalho.

Com os limites do trabalho e da família sendo removidos, o tempo dos funcionários nunca foi tão fragmentado.

Os funcionários que se sentem “ligados” o tempo todo correm maior risco de esgotamento quando trabalham em casa do que se estivessem indo ao escritório como de costume.

A longo prazo, tentar extrair respostas do trabalho e do email sempre que tivermos alguns minutos para fazê-lo – durante o sono, no fim de semana ou na pausa de um filme à noite – não é apenas contraproducente, mas também prejudicial para a nossa bem-estar.

Todos nós precisamos encontrar novas maneiras – e ajudar os outros a fazer o mesmo – para criar tempo fora do trabalho e espaço mental.

Estas são apenas algumas recomendações que podem ajudar os trabalhadores a manter limites entre seu trabalho e sua vida pessoal e, assim, evitar o desgaste a longo prazo.

Os funcionários precisarão de flexibilidade para experimentar como fazer com que suas circunstâncias funcionem para eles nesses tempos imprevisíveis.


0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.