5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo

5 maneiras de ser criativo trabalhando em casa - 5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo

Reuniões RH são dominadas por discussões sobre como tornar o trabalho remoto mais produtivo e eficiente, neste artigo você encontrará 5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo.

No entanto, embora a produtividade seja importante, a criatividade geralmente fica de fora dessa conversa.

Se a criatividade for discutida, muitas vezes é vista como algo que perdemos com a mudança para o trabalho remoto por causa da suposição de que a criatividade é o resultado de sessões presenciais.

Com a criatividade sendo medida pelo número de mensagens nas paredes da sala de reuniões.

Mas essa é uma suposição equivocada. Não precisamos ser menos criativos ao trabalhar remotamente ou mesmo em casa – podemos ser mais criativos.

Aproveitando o que há de único no trabalho remoto – o trabalho de casa em especial, podemos aumentar nossa criatividade, tanto individual quanto coletivamente.

Aqui estão 5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo.

nick morrison FHnnjk1Yj7Y unsplash 1 - 5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo
5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo

Trabalhar remotamente permite de que todos contribuam com ideias.

Vamos perder o prestígio ligado às sessões de brainstorming presenciais porque a maioria não funciona.

A maioria torna-se exercícios de brainstorming, com as ideias compartilhadas primeiro, ou pela pessoa mais barulhenta ou mais experiente da sala, dominando a discussão.

O trabalho remoto pode nos permitir ir além da fórmula padrão de brainstorming, usando a escrita cerebral (brainwriting).

Durante uma sessão de brainwriting, cada membro da equipe cria individualmente suas ideias, durante, ou antes, da sessão de brainstorming, sem discussão.

Coloque todos em uma chamada do Zoom no modo mudo por 10 minutos e peça-lhes que individualmente tenham algumas idéias.

Peça que digitem as idéias em seus PCs ou tablets.

Em seguida, todos compartilham seus pensamentos ao mesmo tempo colando em uma plataforma comum.

Pode ser ferramentas online como Mural, Miro, quadro branco integrado do Zoom ou algo simples como um documento compartilhado do Word ou PowerPoint ou Google Doc.

O grupo então analisa, discute e desenvolve todas as ideias. Essa abordagem separa as fases do pensamento divergente e do pensamento convergente, que muitas vezes se confundem no brainstorming tradicional.

Faça o pensamento convergente e depois vote nas ideias.

Essa abordagem de escrita cerebral evita que a pessoa mais barulhenta, a primeira a falar, ou a mais velha, domine a discussão e sufoque a inovação.

Compartilhar ideias escritas simultaneamente permite que o introvertido brilhe e é mais justo para os membros da equipe cuja língua materna pode não ser o inglês.

É uma abordagem mais democrática porque há menos pressão social para seguir a ideia de uma pessoa, então todos contribuem igualmente. E é uma abordagem de idealização perfeita para colaboração remota.

Leia também: Como o inglês pode alavancar sua carreira

Ferramentas de trabalho remoto nos são superpoderes

As plataformas de quadro branco colaborativo e outras ferramentas digitais nos fornecem novas habilidades e superpoderes que não podemos usar, durante uma sessão de criação presencial.

Quer trocar uma ideia com aquele colega que mora em outra cidade? Faça uma chamada de Zoom em vez de apenas fazer uma ligação telefônica ou até mesmo viajar até ele.

Precisa fazer uma análise SWOT, criar uma tela de modelo de negócios ou mapear a jornada do cliente? As ferramentas de quadro branco online geralmente possuem modelos integrados para eles. Seu trabalho pode ser facilmente salvo, editado e compartilhado.

Qualquer que seja a plataforma em que você está trabalhando, a probabilidade é de que tenha um recurso de chat, outro superpoder de criatividade que o trabalho remoto nos proporciona.

Com o chat, temos um canal extra para comunicar, comentar ideias e desenvolvê-las, além de fazer perguntas de uma forma que não é possível com a colaboração pessoal.

Registros de bate-papo, ou mesmo uma sessão inteira de colaboração remota, podem ser gravados e revisados ​​por aqueles que não puderam participar ao vivo.

Este é um bônus quando o seu trabalho remoto envolve uma equipe global e as diferenças de fuso horário impedem que os membros se juntem em tempo real.

A criatividade aumenta com uma equipe mais diversa

lightroom - 5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo
5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo

Todas essas ferramentas e tecnologia não são muito úteis sem o pensamento coletivo para apresentar ideias criativas em primeiro lugar.

Com o trabalho remoto, não estamos mais limitados à capacidade intelectual e à criatividade das pessoas na sala.

Podemos trazer uma gama mais diversificada de colaboradores de outras partes de nossa organização, na mesma cidade, em um país diferente, ou de fora da organização.

Equipes mais diversificadas levam a mais criatividade. Então o trabalho remoto nos permite explorar um novo pool de experiência e criatividade, que não podíamos acessar quando colaborávamos pessoalmente.

Quanto mais pessoas você colabora, mais ideias você terá, que provavelmente levarão a alguns insights verdadeiramente geniais.

Como disse o duplo Prêmio Nobel Linus Pauling: “Se você quer ter boas ideias, deve ter muitas ideias”.

Leia também: 50 formas de gerar renda trabalhando em casa

Acesso a melhores facilitadores

O trabalho remoto nos permite não apenas acessar uma gama maior de talentos. Permite-nos trazer os facilitadores que podem iniciar ou interromper uma sessão de criação.

Anteriormente, estávamos limitados a ter sessões de criação facilitadas por nossos colegas ou pela contratação de um facilitador externo local.

Com o trabalho remoto, podemos trazer facilitadores especializados de toda a nossa organização ou recrutar um grupo maior de facilitadores externos.

Procurar um facilitador fora de sua própria equipe é sempre uma boa ideia. Os facilitadores não devem ter pele no jogo ou um interesse pessoal na saída de uma sessão de ideação.

Além disso, a facilitação remota é um conjunto de habilidades diferente. Seu colega, que é um grande facilitador pessoal, pode não ser capaz de fazer isso remotamente.

Deixe o trabalho em casa inspirar você

office 625892 640 - 5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo
5 maneiras para tornar o trabalho remoto mais criativo

Por mais agradáveis ​​que sejam nossos locais de trabalho, eles não são locais ideais para inspiração e criatividade. Ou para os repentinos momentos de “aha” que sentimos quando saímos para caminhar ou tomar banho.

Quando trabalhamos em casa, temos maiores chances de inspiração, mesmo com animais de estimação barulhentos, crianças ou parceiros.

Pense em como você está cercado pelos livros que ama, as suas artes, plantas, animais de estimação e membros da família favoritos.

Tudo isso pode nos dar energia e nos inspirar.

Quando não estamos trabalhando no escritório, podemos facilmente sair para uma caminhada. E nada supera um súbito lampejo de criatividade do que uma caminhada, rodeado pela natureza.

Ou saia para correr, praticar ioga ou alguma outra atividade física que comprovadamente estimule a criatividade.

Momentos calmos para recarregar também são mais fáceis ao trabalhar em casa.

De repente, sentar-se para relaxar por 20 minutos é muito mais fácil em casa do que no escritório.

Então, vá em frente e encontre maneiras de ser mais produtivo ao trabalhar remotamente, mas não deixe a criatividade fora da conversa.

Embora o trabalho remoto não possa replicar totalmente a experiência de criação pessoal, ele não precisa.

O trabalho remoto pode impulsionar nossa criatividade de uma forma que a colaboração pessoal não pode.

Mas, o mais importante, como o trabalho remoto será o novo normal para muitos de nós. A discussão não pode ser mais sobre qual é o melhor lugar para fazer o trabalho criativo.

Precisamos melhorar em ser criativos remotamente.

Mais Posts

Escreva uma mensagem

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right